Acabei de concluir esta substituição do tensor/guia no meu L322 SC 2011 com 85.000 milhas no relógio, seguindo o método oficial JLR abreviado que usa uma braçadeira para prender a corrente e funcionou como um encanto. Encontrei alguns tópicos neste fórum e no fórum Sport, mas pensei em adicionar um pouco mais para ajudar e tranquilizar as pessoas.
Segui o procedimento Land Rover Remoção da polia da cambota em anexo e, em seguida, os procedimentos Tensor da corrente de distribuição - Conjunto do motor com alguns dos meus próprios atalhos. Havia um ou dois tubos de refrigeração que não desconectei ou removi porque não havia necessidade e não substituí as linhas de combustível como se supõe de acordo com a LR, mas basicamente fiz isso de acordo com o livro. Também deixei o alternador no lugar.
Fui vendido por engano um kit de ferramentas de travamento da cambota do motor 4.2 SC anterior, mas decidi modificá-lo ligeiramente e funcionou bem. (Era um terço do preço). A única desvantagem de usar este kit de ferramentas é que ele não inclui nada para ajudar a reinstalar a polia da cambota, que é muito apertada.
A conclusão é que você precisa remover o que for necessário para chegar às tampas da corrente de distribuição e um pouco de bom senso em conjunto com o manual lhe dirá o que deve ser feito. Depois que todos os periféricos e a polia da cambota estiverem fora do caminho, você remove as tampas superiores da corrente de distribuição - esquerda e direita - e depois as inferiores (não necessariamente nessa ordem). Instalei 2 braçadeiras em cada banco por sua vez, porque tinha lido sobre a quebra de braçadeiras e o pesadelo envolvido para consertá-lo, mas desde que sejam de boa qualidade, você deve ficar bem com uma. Desde que você tenha a cambota na posição correta conforme o procedimento. Isso remove qualquer tendência das cames de saltar, pois estarão em uma posição neutra sem tensão em nenhum dos lóbulos. O guia no banco esquerdo não foi muito fácil de remover e reinstalar, mas um pouco de persuasão ajudou. Eu tinha lido que alguns tiveram que remover os guias fixos também, mas não no meu caso. Pode ter algo a ver com o quão apertadas você faz as braçadeiras. O meu não estava muito apertado porque eu podia ver como o aperto poderia afetar a remoção/reinstalação. O guia do banco direito entrou e saiu sem necessidade de persuasão - foi muito simples. Instalei novos tensores que são fornecidos com o êmbolo em estado comprimido preso com um pino que é removido assim que colocado e, uma vez feito, fechei e remontei. O carro está funcionando como um sonho agora e finalmente posso pisar fundo e me divertir. Comprei-o com o barulho do motor e tenho-o cuidado aguardando este trabalho.
Não listei todas as etapas porque a maioria delas é óbvia e no procedimento, mas aqui estão alguns avisos.
1. Linhas de combustível. Se você substituí-las, isso torna o trabalho muito mais complicado porque você tem que remover as montagens do motor e várias outras peças. A Land Rover inclui isso devido aos perigos de trabalhar com quaisquer peças relacionadas ao combustível e possíveis vazamentos, então, se você quiser ter certeza total, deve seguir o que eles dizem. Mas reutilizar os canos funcionou para mim.
2. Ferramenta de travamento da cambota. A versão anterior que usei pode ser modificada, mas não sem a ajuda de uma boa oficina mecânica. Você estará melhor com a correta. Na verdade, pretendo comprar um em breve porque tenho alguns desses trabalhos pela frente.
3. Tampas superiores da corrente de distribuição. Há um parafuso em cada um que está escondido e pode torná-lo uma pessoa muito triste quando a tampa quebra ao tentar removê-la. Quase derramei uma lágrima quando isso aconteceu comigo. Graças a Deus pelo meu carro de peças.
4. O parafuso da cambota é muito apertado e pode ter rosca esquerda ou rosca direita. Isso é fácil de determinar verificando os números na cabeça do parafuso. Consegui removê-lo usando minha barra de disjuntor de 1/2 com uma alavanca de trapaça de 2 metros, mas uma unidade de 3/4 seria muito melhor. Especialmente para apertar.
5. Não usei a ferramenta de travamento da cambota conforme o procedimento para travar a cambota através da engrenagem do anel. Isso é apenas para prender temporariamente a cambota para remover os parafusos torx internos da polia quando mostrados no procedimento. Existem maneiras mais fáceis de travá-lo.
5. Um extrator dedicado é necessário para remover a polia e ela permanece muito apertada até o momento em que ela sai. Não há como você alavancá-la.
6. O procedimento afirma que o motor só deve ser girado na direção mostrada no procedimento usando o parafuso da cambota reinstalado como meio de girar o motor. Este é um problema devido à rosca esquerda - ele solta o parafuso quando você tenta girar o motor. Então, instalei temporariamente a polia da cambota com apenas mordida suficiente para permitir que os parafusos torx na parte interna da polia fossem usados. É óbvio quando você vê.
7. Finalmente, reinstalei a polia batendo-a suavemente segurando um soquete grande contra a face interna da polia e batendo cuidadosamente com um martelo até que estivesse definitivamente reta e movendo-se gradualmente e, em seguida, usando o parafuso da cambota antigo para puxá-la. Finalmente, trocando os parafusos pelo novo para apertar totalmente. O aperto da LR é insano. Só consegui gerenciar os 200NM seguidos por cerca de 45 graus. O procedimento exige 270 graus. Impossível com uma ferramenta de 1/2 polegada. Farei isso novamente assim que meu soquete de alcance profundo de 24 mm de 3/4 polegadas chegar.
Em conclusão, parece ser um procedimento assustador, mas se seguido com cuidado, é muito um trabalho de bricolage. Fiz muitas substituições de guias de corrente de distribuição no motor BMW M62 mais antigo instalado nos primeiros L322 e isso é moleza em comparação.
Nenhuma foto está incluída nesta postagem porque as seções do manual anexadas mostram tudo com muita clareza.
Segui o procedimento Land Rover Remoção da polia da cambota em anexo e, em seguida, os procedimentos Tensor da corrente de distribuição - Conjunto do motor com alguns dos meus próprios atalhos. Havia um ou dois tubos de refrigeração que não desconectei ou removi porque não havia necessidade e não substituí as linhas de combustível como se supõe de acordo com a LR, mas basicamente fiz isso de acordo com o livro. Também deixei o alternador no lugar.
Fui vendido por engano um kit de ferramentas de travamento da cambota do motor 4.2 SC anterior, mas decidi modificá-lo ligeiramente e funcionou bem. (Era um terço do preço). A única desvantagem de usar este kit de ferramentas é que ele não inclui nada para ajudar a reinstalar a polia da cambota, que é muito apertada.
A conclusão é que você precisa remover o que for necessário para chegar às tampas da corrente de distribuição e um pouco de bom senso em conjunto com o manual lhe dirá o que deve ser feito. Depois que todos os periféricos e a polia da cambota estiverem fora do caminho, você remove as tampas superiores da corrente de distribuição - esquerda e direita - e depois as inferiores (não necessariamente nessa ordem). Instalei 2 braçadeiras em cada banco por sua vez, porque tinha lido sobre a quebra de braçadeiras e o pesadelo envolvido para consertá-lo, mas desde que sejam de boa qualidade, você deve ficar bem com uma. Desde que você tenha a cambota na posição correta conforme o procedimento. Isso remove qualquer tendência das cames de saltar, pois estarão em uma posição neutra sem tensão em nenhum dos lóbulos. O guia no banco esquerdo não foi muito fácil de remover e reinstalar, mas um pouco de persuasão ajudou. Eu tinha lido que alguns tiveram que remover os guias fixos também, mas não no meu caso. Pode ter algo a ver com o quão apertadas você faz as braçadeiras. O meu não estava muito apertado porque eu podia ver como o aperto poderia afetar a remoção/reinstalação. O guia do banco direito entrou e saiu sem necessidade de persuasão - foi muito simples. Instalei novos tensores que são fornecidos com o êmbolo em estado comprimido preso com um pino que é removido assim que colocado e, uma vez feito, fechei e remontei. O carro está funcionando como um sonho agora e finalmente posso pisar fundo e me divertir. Comprei-o com o barulho do motor e tenho-o cuidado aguardando este trabalho.
Não listei todas as etapas porque a maioria delas é óbvia e no procedimento, mas aqui estão alguns avisos.
1. Linhas de combustível. Se você substituí-las, isso torna o trabalho muito mais complicado porque você tem que remover as montagens do motor e várias outras peças. A Land Rover inclui isso devido aos perigos de trabalhar com quaisquer peças relacionadas ao combustível e possíveis vazamentos, então, se você quiser ter certeza total, deve seguir o que eles dizem. Mas reutilizar os canos funcionou para mim.
2. Ferramenta de travamento da cambota. A versão anterior que usei pode ser modificada, mas não sem a ajuda de uma boa oficina mecânica. Você estará melhor com a correta. Na verdade, pretendo comprar um em breve porque tenho alguns desses trabalhos pela frente.
3. Tampas superiores da corrente de distribuição. Há um parafuso em cada um que está escondido e pode torná-lo uma pessoa muito triste quando a tampa quebra ao tentar removê-la. Quase derramei uma lágrima quando isso aconteceu comigo. Graças a Deus pelo meu carro de peças.
4. O parafuso da cambota é muito apertado e pode ter rosca esquerda ou rosca direita. Isso é fácil de determinar verificando os números na cabeça do parafuso. Consegui removê-lo usando minha barra de disjuntor de 1/2 com uma alavanca de trapaça de 2 metros, mas uma unidade de 3/4 seria muito melhor. Especialmente para apertar.
5. Não usei a ferramenta de travamento da cambota conforme o procedimento para travar a cambota através da engrenagem do anel. Isso é apenas para prender temporariamente a cambota para remover os parafusos torx internos da polia quando mostrados no procedimento. Existem maneiras mais fáceis de travá-lo.
5. Um extrator dedicado é necessário para remover a polia e ela permanece muito apertada até o momento em que ela sai. Não há como você alavancá-la.
6. O procedimento afirma que o motor só deve ser girado na direção mostrada no procedimento usando o parafuso da cambota reinstalado como meio de girar o motor. Este é um problema devido à rosca esquerda - ele solta o parafuso quando você tenta girar o motor. Então, instalei temporariamente a polia da cambota com apenas mordida suficiente para permitir que os parafusos torx na parte interna da polia fossem usados. É óbvio quando você vê.
7. Finalmente, reinstalei a polia batendo-a suavemente segurando um soquete grande contra a face interna da polia e batendo cuidadosamente com um martelo até que estivesse definitivamente reta e movendo-se gradualmente e, em seguida, usando o parafuso da cambota antigo para puxá-la. Finalmente, trocando os parafusos pelo novo para apertar totalmente. O aperto da LR é insano. Só consegui gerenciar os 200NM seguidos por cerca de 45 graus. O procedimento exige 270 graus. Impossível com uma ferramenta de 1/2 polegada. Farei isso novamente assim que meu soquete de alcance profundo de 24 mm de 3/4 polegadas chegar.
Em conclusão, parece ser um procedimento assustador, mas se seguido com cuidado, é muito um trabalho de bricolage. Fiz muitas substituições de guias de corrente de distribuição no motor BMW M62 mais antigo instalado nos primeiros L322 e isso é moleza em comparação.
Nenhuma foto está incluída nesta postagem porque as seções do manual anexadas mostram tudo com muita clareza.